Medidas para minimizar os impactos da exposição ao sol, garante conforto térmico aos colaboradores e são essenciais para evitar fiscalizações/ações trabalhistas e até interdição da atividade.
Medidas para minimizar os impactos da exposição ao sol
A Lapen (laboratório de pesquisa Nutraer) vem desenvolvendo um estudo científico junto às usinas, que está trazendo resultados surpreendentes no setor sucroenergético.
O projeto oferecido às usinas tende a um trabalho científico, onde se estuda o metabolismo dos colaboradores para achar o real dispêndio energético de sua atividade, assim traçando medidas antropométricas chegam ao real valor de quanto se gasta em energia em um dia de trabalho.
Todo esse projeto resulta em 5 dias de pesquisa direta com os colaboradores em plena atividade, medindo o calor conforme leis vigentes NR15, NR09 ANEXO 3 Calor e NHO 06 (Norma de Higiene Ocupacional ao Calor), medidas antropométricas como estatura, peso, temperatura corporal, pressão arterial, oximetria, onde são aferidas em 4 etapas do dia. Exames laboratoriais são solicitados para avaliar o estado hídrico e hidroeletrolítico, é aplicado também uma pesquisa direta para avaliar o cotidiano do colaborador, e por fim, a avaliação nutricional e hídrica aplicada, sendo fundamental para constatar suas condições de energia.
O quadro de profissionais que analisam cientificamente e gera os laudos da Lapen são Biomedicina, Nutrição, Fisiologia do Exercicio, Segurança do Trabalho, Fisiologia da Hidratação e Químico Responsável,
Esse novo método de avaliação perante as atividades desenvolvidas sobre agente agressivo calor tem contribuído com as usinas a se respaldarem, evitando assim, custo com ações trabalhistas que envolvam o calor. Em 2023 um de nossos clientes teve suas atividades interrompidas no setor agrícola, tendo um período de paralisação de 10 dias e com a implantação de nosso estudo junto aos laudos com as medidas de prevenção, ação e protocolos executados, revertemos o quadro aplicado, assim retomando as atividades no setor normalmente.
Nesse estudo, protocolos de medidas são oferecidos e implantados nas usinas, dando qualidade ao trabalho executado, minimizando o calor e oferecendo mais qualidade de vida aos colaboradores, assim estando em conformidade com as leis trabalhistas, oferecendo segurança às usinas contra o agente agressivo calor.